Sessão de solteiros: dicas importantes



O resultado de um trabalho fotográfico de excelência é a junção da preparação e conhecimento dos fotógrafos com a disposição e cooperação de quem é fotografado. Uma sessão de solteiros não é excepção! Numa sessão de casal, o facto dos noivos nunca terem passado pela experiência de serem fotografados não prejudica em nada o resultado final do trabalho. Prova disso são estas imagens:




Mas, se a falta de experiência não é um problema, da falta de preparação já não se pode dizer o mesmo. Os noivos podem acabar por cometer erros que, mesmo não sendo intencionais, prejudicam o resultado final do trabalho. É para que isso não aconteça, que vos deixamos as dicas fundamentais para fazer uma sessão de solteiros:


1) A escolha da data

Entre os meses de maio e Outubro é extremamente difícil marcar sessões fotográficas ao fim de semana. Existem duas razões para isso acontecer: é a época em que ocorrem 99% dos casamentos e eventos e é uma época em que os locais mais bonitos e turísticos estão mais movimentados.

Um fim de semana com sol é bastante convidativo a um passeio na praia, no jardim ou numa serra bonita - locais em que, por norma, as sessões são realizadas. Para um casal tímido ou que não esteja habituado a ser fotografado, um local cheio de pessoas a assistir à sessão é um cenário aterrador. Para evitar este tipo de constrangimento não é necessário desistir da ideia de marcar a sessão na primavera ou verão, basta agendar para uma data entre segunda e sexta-feira.


2) O local da sessão

Esta é uma questão fácil de responder aos casais que já têm um sitio especial - mesmo que não seja nenhum local muito convencional ou nada turístico, não se preocupem. É importante que seja um local que vos representa. Esta sessão da Beatriz e do Daniel é um exemplo disso mesmo:



Para os demais, pode ser uma decisão difícil de tomar. Mesmo que não exista um local que seja particularmente importante para vocês, tentem pensar em algum que tenha a ver convosco e com os vossos gostos. A Danielle e o Gonçalo nunca tinham visitado a praia da barra, não tinham especial carinho pela localização, mas são totalmente apaixonados por praia e para eles fazia todo o sentido que este fosse o cenário escolhido:



Talvez vocês gostem de neve e a beleza de uma serra coberta no pico do inverno ou as luzes e a confusão do centro da cidade ou talvez os detalhes dos edifícios históricos. Depois de perceberem o tipo de cenário que melhor vos representa podem sempre pedir sugestões aos fotógrafos para terem uma ajuda na escolha do local.


3) A escolha da roupa

Em relação a este tópico existe quatro características que importa ter em atenção:

a) A formalidade

b) A paleta de cores

c) O tipo de tecido

d) A concordância com o local


a) A formalidade: Sabem aquela sensação de comprar uma roupa nova e ter uma festa de aniversário para a estrear? É essa a formalidade certa. Nem a roupa do dia a dia, nem uma roupa tão formal que chega a causar desconforto. O importante é encontrar um outfit que vos faça sentir segurança e confiança - é isto que vai influenciar a vossa postura nas fotografias. Uma roupa demasiado casual faz-nos sentir confortáveis, mas não eleva a nossa auto estima. Uma roupa demasiado formal ou demasiado diferente do que estamos habituados a usar pode deixar-nos pouco confiantes. O truque está no meio termo!


b) A paleta de cores: As cores devem ser escolhidas em primeiro lugar tendo em conta as cores do local da sessão. Por exemplo, uma roupa verde num cenário de jardim, visualmente não funciona. O facto da cor da roupa ser a mesma cor que predomina no espaço cria uma sensação de confusão visual.

É também importante que as cores da roupa dos dois elementos do casal crie uma sensação de harmonia. Podem optar por três hipóteses:

Os dois usam cores neutras;

Um dos elementos usa uma cor mais forte e o outro usa cores neutras;

Os dois usam cores fortes ;


Esta escolha precisa de ser baseada no tipo de imagem que se pretende: cores fortes passam a ideia de alegria e diversão, cores neutras passam a ideia de tranquilidade e harmonia.



Se a vossa escolha for a utilização de cores fortes pelos dois elementos do casal, podem basear-se nestas sugestões harmónicas e assim não correm o risco de criar um desconforto visual nas vossas imagens:





c) O tipo de tecido: Em relação ao tecido das peças é importante que não seja justo ao ponto de tirar liberdade de movimentos e impedir a realização de algumas poses e é fundamental que não seja um tecido que fique facilmente vincado - podem criar-se marcas que depois não são possíveis de remover em pós produção. Os tecidos mais fluidos permitem criar mais movimento na imagem e passam uma sensação de leveza enquanto os tecidos mais justos passam uma imagem mais sensual e romântica.


d) A concordância com o local:Para além da questão da cor da roupa não entrar em conflito com o local da sessão, é importante que o tipo de roupa siga a mesma regra: usar salto alto numa sessão na praia, por exemplo, não funciona. Se a sessão for no centro da cidade já é uma excelente opção.



4) Cuidado com a maquilhagem

Caso a noiva opte por fazer maquilhagem em casa deve evitar utilizar protector solar e pó translúcido. Se estes produtos forem aplicados por um profissional qualificado não tem qualquer problema, mas no caso da maquilhagem ser feita pela noiva é mais seguro evitar a aplicação porque são produtos que se forem aplicados de forma incorreta podem interferir com a utilização de algumas luzes artificiais.


5) Acessórios para as fotografias: sim ou não?

Não existe regra para esta questão. Se fizer sentido para os noivos, sim. Mas é importante que sejam utilizados com moderação e apenas em algumas fotografias. Os acessórios podem ser objectos relacionados com os vossos hobbys. Para além de usar acessórios podem também aproveitar este momento para fazer algumas fotografias com o vosso animal de estimação. Será muito bem vindo!




6) Como pousar para a fotografia

Este tópico está aqui porque esta é uma preocupação recorrente. No entanto, não é necessária. Vão receber todas as indicações no inicio da sessão e vão perceber que é tão simples que não precisam sequer de pensar nisso!


Agora que estão prontos para fazer fotografias incríveis, é só entrar em contacto e marcar connosco.

Até já!




1 visualização0 comentário
DSC02692.JPG

PORTUGAL

WORKING WORLDWIDE

© 2020 FRAME 2020

by Pedro Ferreira & Daniela Teixeira